Vela Preta

Noticiário policial de Parauapebas, região e estado.

Lalá do Povo, de Parauapebas, é preso em operação contra fraudes bancárias 

Uma operação policial realizada nesta sexta-feira (14) prendeu 14 pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes bancárias em Marabá, Parauapebas e Belém. Entre os presos está Wallison Luz Cruz, conhecido como Lalá do Povo, candidato a vereador em Parauapebas nas eleições de 2024. 

A ação contou com 60 policiais e cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão. O prejuízo causado pelo esquema criminoso chega a R$ 677 mil. Os investigados cediam suas contas bancárias para movimentação do dinheiro obtido de forma fraudulenta e eram remunerados por isso. “Eles sabiam que o dinheiro era fruto de fraudes”, afirmou o delegado Tobias Rodrigues, da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meio Cibernético (DCCEP). 

O principal alvo da operação residia em Imperatriz (MA) e se mudou para Marabá, onde continuou a prática criminosa. Ele atuava como elo entre os cedentes de contas e os hackers responsáveis pelos ataques. Nenhum hacker foi preso, mas as investigações apontam que alguns suspeitos já foram alvos de operações policiais no Ceará. 

As fraudes ocorreram entre 2019 e 2021, com parte do dinheiro sendo usada para compras em supermercados, dificultando o rastreamento dos valores. Além das prisões, foram apreendidos celulares, cartões e máquinas de cartão. 

Sobre o envolvimento de Lalá do Povo, o delegado esclareceu que ele não é vereador, mas tem ligação com a política. “Ele foi candidato recentemente, mas isso não foi o foco principal da operação”, afirmou. 

A investigação segue para identificar outros envolvidos no esquema. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também